Aconteceu: Evento de inauguração do FPC@ITA

Mais

SeaFeed

Projeto de Bioeconomia entre Brasil e Alemanha estuda aplicações para macroalgas marinhas

Mais

Aconteceu: Workshop Agro 4.0

13.08.2018 Em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha, Fraunhofer LO promoveu o Workshop para discutir a digitalização no campo.

Mais

Fraunhofer-Gesellschaft

 

A Fraunhofer-Gesellschaft é a maior organização de pesquisa aplicada da Europa. Suas atividades de pesquisa são realizadas por 72 institutos e unidades de pesquisa em toda a Alemanha. Emprega uma equipe de mais de 25.000 pessoas, que trabalham com um orçamento de pesquisa anual no valor total de 2,3 bilhões de euros. Desse montante, quase 2 bilhões de euros são gerados através da pesquisa contratada. Cerca de 70% dessa receita é derivada de contratos com a indústria e de projetos de pesquisa por chamadas públicas. As colaborações internacionais, com excelentes parceiros de pesquisa e empresas inovadoras em todo o mundo, garantem acesso direto a regiões de maior importância para o progresso científico presente e futuro, bem como para o desenvolvimento econômico.

 

 

Destaques 

Projeto LiMeS desenvolve método para calcular potencial de ventos com LIDAR

Foto: Fraunhofer IEE

Instituto Fraunhofer para Economia da Energia e Tecnologia de Sistemas de Energia IEE (anteriormente IWES), em conjunto com parceiros, trabalha em projeto que desenvolve novo método de calcular o potencial de ventos com a tecnologia LIDAR. A tecnologia laser “LIDAR” possibilita a determinação da velocidade do vento em altitudes elevadas a partir do solo. O objetivo da pesquisa é melhorar as campanhas de medição, e ainda possibilitar uma redução do tempo. Dentre os parceiros envolvidos nesse trabalho estão universidades, desenvolvedores e especialistas em parques eólicos, bem como, especialistas em mecânica de fluídos. O projeto “LiMeS” teve início em 2017 e apresentará os primeiros resultados a partir de meados de 2019.

More

Fraunhofer inagura centro de manufatura avançada no ITA

FOTO: ITA

Parceria entre um dos centros mais importantes de pesquisa da América Latina e a maior organização de pesquisa aplicada na Europa, o Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura Avançada no ITA (FPC@ITA) abriu suas portas oficialmente nesta terça-feira (06/03), em São José dos Campos, interior de São Paulo.

More 

FPC@ITA: Manufatura avançada no Brasil

Foto: ITA/Raquel Caratti Piani

O Instituto Fraunhofer IPK, com sede em Berlim, e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) criaram o Centro de Projetos Fraunhofer para Manufatura Avançada no ITA (FPC@ITA). O centro de projetos sela oficialmente uma cooperação estratégica entre a instituição de pesquisa alemã e uma das melhores escolas de engenharia do Brasil.

 

More 

Filme

Fraunhofer – sua parceira em soluções inovadoras